H1N1 em BJ é alarme falso

sábado, 1 de agosto de 2009

Bom.

Demorei pra abordar o assunto no blog porque não queria fazê-lo de forma precipitada.

Há alguns dias, comenta-se em BJ que a gripe suína já chegou em nossa cidade. O boato era de que 3 jovens da Terra que haviam viajado a Brasília teriam trazido na bagagem o tal vírus H1N1. Por coincidência, os 3 jovens são conhecidos meus. Dois deles são amigos mesmo. Daqueles com quem mantenho feedback constante.

Na noite da última quinta, estive em uma pizzaria da cidade com alguns amigos e ouvi o assunto, que pra mim era novidade, já que estive fora da cidade por alguns dias. Quando citaram o nome de Edson Kajuru como um dos prováveis portadores od vírus, espante-me pois acabara de desligar uma chamada dele, e aparentemente, nada de estranho se passava.

Hoje conversei longamente com meu amigo Kajuru e o próprio me esclareceu os seguintes passos realmente ocorridos:

- Edson, Andreza e Magno viajaram a Brasília a fim de participarem do CONUNE. Lá, obviamente, tiveram contato com milhares de pessoas.

- Uma dessas pessoas com quem tiveram contato, ainda que não de forma muito próxima, veio a falecer, na Paraíba, dias depois de retornar do evento.

- O pai de Magno, Demi de Brito, quando soube pela TV da morte do paraibano, ficou apreensivo, já que seu filho apresentava sinais de um resfriado comum, quais sejam tosse, coriza, febre...

- Demi levou seu filho ao HRBJ e foi orientado a levar também os outros jovens (Andreza e Edson). Edson inclusive estava pescando no momento em que Demi foi buscá-lo. AMbos também apresentando sinais de uma gripe, mas nada muito sério.

- No HRBJ, o pânico por parte de algumas pessoas que sabiam da possível suspeita foi propagado pouco a pouco. Edson me relata que alguns tratavam-nos como se fossem leprosos na época de Cristo.

- Os exames feitos no HRBJ não detectaram nada de anormal nos jovens, que ficaram em uma sala isolada, porém juntos. Ou seja: se um deles estivesse contaminado, os outros dois também ficariam. Mas ninguém pensou nisso na hora, meu Deus?

- Um dos médicos recomendou que eles fossem transferidos para Recife, Hospital Correa Picanso, que teria métodos mais eficazes para determinar a existência ou não da doença, porém outro médico disse que não era necessário, que podiam e pra casa e guardar leito.

É isso que estão fazendo. Foi isso que houve. Os 3 estão muito bem de saúde, apenas com um resfriado que exige deles repouso e cautela.

A eles, Edson Kajuru, Andreza e Magno, o blog deseja o pronto reestabelecimento da saúde. Aos boateiros de plantão, o blog aconselha que averiguem antes de espalharem o pânico.

0 comentários: