ABAIXO-ASSINADO para manter registro de psicóloga

sábado, 1 de agosto de 2009

ATUALIZAÇÃO I

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O ABAIXO-ASSINADO em favor da Psicóloga

Conselho Federal de Psicologia pune psicóloga que oferecia ‘cura’ para gays

O Conselho Federal de Psicologia decidiu nesta sexta-feira (31) aplicar uma censura pública como punição à psicóloga Rozângela Alves Justino, que oferecia terapia para que gays e lésbicas deixassem de ser homossexuais.

De acordo com a decisão, ela infringiu o Código de Ética da Psicologia e uma resolução do conselho, de 1999, segundo a qual a “homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, Rozângela demonstrou tratar a homossexualidade como uma doença ao oferecer terapia para que gays passassem a ser heterossexuais.

Em 2007, uma ONG de defesa dos direitos de homossexuais, sediada em Nova Iguaçu, entrou com um representação no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro pedindo a cassação do registro profissional da psicóloga. O conselho decidiu por uma censura pública. A psicóloga recorreu, então, ao Conselho Federal de Psicologia, que manteve a punição. A censura vai ser divulgada em jornais e no Diário Oficial da União.

O outro lado

Rozângela Justino confirmou ao G1 que considera o homossexualidade um distúrbio, provocado principalmente por abusos e traumas sofridos durante a infância. Ela atua como psicóloga há 28 anos e diz ter "aliviado o sofrimento" de vários homossexuais.

“Estou me sentindo amordaçada e impedida de ajudar as pessoas que, voluntariamente, desejam largar a atração por pessoas do mesmo sexo", disse Rozângela.

O advogado da psicóloga, Paulo Fernando Melo Costa, disse que vai recorrer da decisão na Justiça, já que não cabem mais recursos administrativos.

Associações que atuam em defesa dos homossexuais comemoraram a decisão."Uma psicóloga não pode aplicar princípios religiosos nos tratamentos que oferece como profissional. Por isso, fizemos um abaixo assinado para que o conselho mantivesse a censura pública", disse Léo Mendes, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).



POST ORIGINAL

Acredito que muitos de vocês saibam que Rozangela Alves Justino pode perder o registro no Conselho Federal de Psicologia por tratar homossexuais que querem se tornar heterossexuais. Os pacientes se submetem VOLUNTARIAMENTE oa tratamento.

É um caso que tornou-s epoêmica no Brasil inteiro.

Um abaixo-assinaod em favor da manutenção do registro dela está em andamento, on-line. Gostaria muito que quem concordasse com a opinião nossa assinasse

ASSINE AQUI O ABAIXO-ASSINADO

0 comentários: