UFPE decide acabar com ponto de corte na primeira fase

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícia do Diário de Pernambuco, em 15 de maio de 2009.


O peneirão acabou. Com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como nota da primeira fase, a Universidade Federal de Pernambuco não vai mais ter ponto de corte. Ou seja, todos os inscritos vão ter a oportunidade de fazer a segunda fase. “Essa é a primeira vez que iremos aplicar esse novo tipo de seleção e ainda há muitas dúvidas”, explicou o reitor Amaro Lins. O motivo para o fim do ponto de corte é a incompatibilidade das datas de inscrições do Enem e da Covest, organizadora do concurso da UFPE.



O provável prazo de inscrição para o Enem é entre os 15 de junho até mais ou menos 17 julho, enquanto a inscrição da segunda fase da Covest deve acontecer entre julho e agosto. Como o resultado da prova objetiva do Enem só deve ser divulgado em dezembro, os feras não têm como saber a nota antes da inscrição para a segunda fase. “Optamos então por acabar com o ponto de corte e todos agora vão fazer a segunda fase. Esse sistema de forma alguma vai prejudicar a qualidade do vestibular, uma vez que iremos continuar com duas fases”, disse o reitor.



Inscrições - Os fera devem ficar atentos porque terão que fazer duas inscrições. A primeira, no Enem, que é gratuito para estudantes da rede públicas e custa R$35 para os demais. A segunda, no vestibular da Covest, que deve ficar em R$65, valor que ainda deve ser aprovado pelo Conselho Universitário da UFPE.



Divisão - A nota da primeira fase será somente a prova objetiva do Enem. Já a segunda fase – que vai acontecer nos dias 20 e 21 de dezembro – vai ser composta pela redação do Enem, mais as provas específicas e de língua estrangeira. A primeira fase vai valer 45% da nota geral e a segunda fase 55%, isso porque o Enem não conta com prova de língua estrangeira que vai ser aplicada pela Covest na segunda fase.



No primeiro dia da segunda fase, os vestibulandos vão responder oito questões de língua estrangeira, duas questões de português e uma questão de prova específica. No segundo dia, haverá apenas duas provas das disciplinas específicas.



Conteúdo – De acordo com a presidente da Covest, a professora Lícia Maia, o conteúdo da segunda fase não vai seguir a matriz do Enem e professores e alunos devem se basear no conteúdo da Covets em anos anteriores. “A contextualização regional das questões está garantida na segunda fase”, adiantou. A expectativa é de que o que o número de inscritos seja maior do que em anos anteriores. No último vestibular, mais de 40 mil candidatos se inscreveram na primeira fase.



Gratuidade – Os alunos de escolas públicas concluintes do ensino médio neste ano estão isentos do pagamento da taxa de inscrição da Covest. Para isso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS), emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que comprova a situação de carência.

0 comentários: