Filosofia e sociologia no vestibular da UPE

domingo, 3 de maio de 2009

Você sabe o que é um mito? Já ouviu falar em democracia representativa? Conhece todos os aspectos jurídicos e éticos da cidadania? Se você é vestibulando e algum desses assuntos lhe é totalmente estranho, prepare-se, pois eles farão parte do conteúdo do vestibular deste ano da Universidade de Pernambuco (UPE).

Rodrigo Dantas acredita que os vestibulandos ficarão sobrecarregados com mais disciplinas para estudar. Foto: Alexandre Gondim/DP/D. A Press
Como havia sido divulgado no manual de 2008, a instituição irá adotar, pela primeira vez, questões de filosofia e sociologia em sua próxima seleção. A UPE é a única instituição do estado a utilizar essas matérias nas provas de admissão.

As disciplinas já estão, inclusive, inclusas no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da universidade. Segundo o vice-reitor e presidente da Comissão de Concursos da instituição (ConUPE), Reginaldo Inojosa, as disciplinas foram acrescidas no conteúdo programático porque já estão sendo ministradas nas escolas com ensino médio, em obediência à Lei de Bases e Diretrizes. Ele informou ainda que o programa, já disponível para as escolas, foi elaborado a partir de consulta em colégios públicos e privados de todo o estado. "Essas matérias estão, pela lei, no currículo regular do Ensino Médio. Nossa obrigação é cobrar dos alunos esse conhecimento", comentou.

Para Xênia Luna de Souza, chefe do departamento acadêmico do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antiga escola técnica, a novidade reflete uma melhoria no ensino do estado. "Tanto a filosofia quanto a sociologia ensinam o jovem a pensar. Ao cobrar essas disciplinas, a UPE está fugindo do estigma tradicional que considera os alunos como esponjas que devem apenas absorver conteúdo e cobrando uma formação mais reflexiva e integrada com a sociedade", disse.

Rodrigo Dantas, aluno do IFPE, pretende fazer vestibular para engenharia e ficou receoso com a inovação. "As matérias poderiam ser obrigatórias como cadeiras das universidades e não em um vestibular. Já temos tanto assunto para estudar, ainda vamos aguentar mais dois? Fora que essas disciplinas são de humanas, logo, os alunos dessa área terão mais facilidade ao se preparar que o de exatas, que é o meu caso", confessou. A mesma preocupação aflige a estudante Maria da Conceição Silva, do colégio GGE, que também irá participar do vestibular da UPE. "Essa mudança deveria levar uns três anos, no mínimo, uma vez que as disciplinas só se tornaram realmente obrigatórias no ano passado. Eu tive essas matérias no meu ensino médio e estou nervosa, imagina quem já se formou e nunca estudou os assuntos?", questionou.

O diretor do sindicato de escolas particulares de Pernambuco (Sinepe), Arnaldo Mendonça, concorda com a estudante. "A decisão da UPE foi prematura. A lei está valendo há pouco tempo e muitas escolas só viam essas matérias no primeiro ou segundo ano. Se a universidade for realmente usar essas disciplinas, deve, pelo menos, colocar poucas questões", reforçou.

A mudança deverá ainda provocar alterações nos cursos pré-vestibular do estado. O gestor da unidade do GGE Domingos Ferreira, Geraldo de Farias, por exemplo, já modificou a grade de seu cursinho para atender melhor aos estudantes que irão prestar vestibular na UPE. "Tivemos que disponibilizar mais professores e salas para oferecer aulas extras somente de filosofia e sociologia para os interessados", completou. Na próxima semana, a UPE deverá divulgar a quantidade de questões e o peso das novas matérias no processo de seleção.

0 comentários: