Mudança de horário impede cidadãos de monitorar Câmara de São Bento do Una

domingo, 5 de abril de 2009

Os eleitores da cidade de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, acompanham de perto os trabalhos da Câmara de Vereadores. Em noite de votação, eles chegam a percorrer longas distâncias a pé e se acomodam como podem no plenário para acompanhar as votações. Mas um projeto de lei pretende transferir para o horário da manhã as sessões, dificultando o acesso da população, que precisa trabalhar nesse horário.

A cidade, localizada 208 quilômetros do Recife, tem trinta mil eleitores. "A gente vem para fiscalizar os vereadores e acompanhar o trabalho que está acontecendo na câmara", explica o agricultor Ernando Tavares.

"Alguns vereadores, no início da legislatura, pediram para nos reunirmos e tentar mudar o horário das sessões. Foram oito vereadores dos nove. Uma das justificativas foi economizar energia. A outra é que tem vários vereadores da Zona Rural", esclarece André Valença, do PMDB, presidente da câmara de São Bento do Una.

Mas a oposição questiona essa justificativa. "Ter a iluminação pública como fator para se poder modificar o horário... Na verdade esse projeto é um 'afasta povo'. Eles não querem o povo dentro das sessões, essa é a explicação", acusa o vereador pelo PR Washington Cadete.

Mesmo antes da votação, o projeto causou revolta entre os moradores da cidade. "A gente não vai mais poder vir", diz uma delas.

O projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de São Bento do Una e deve ser votado no dia 15 de abril.

0 comentários: