Dom Dedé está correto em excomungar geral

domingo, 8 de março de 2009

O texto não é meu, mas corroboro GERAL

BLOG ACERTO DE CONTAS

A imprensa está promovendo um grande estardalhaço da sociedade civil e até de representantes do 1º escalão do governo Lula. Isso por causa da excomunhão que o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, impôs aos envolvidos (à mãe e aos médicos) no aborto da menina de 9 anos, grávida de gêmeos, que foi estuprada diversas vezes pelo padrasto.

O estupro é um caso bizarro, disso não há dúvida. Mas, a excomunhão está correta, do ponto de vista eclesiástico.

Antes que me chamem de reacionário, digo logo que sou a favor do aborto em qualquer circunstância em que os pais não desejem o filho(a). Sobretudo em casos de estupro, como este, que teve o agravante de a menina ser ainda uma criança, correndo sério risco de vida, segundo a equipe médica - que também agiu com coerência, de acordo com seus preceitos.

Antes que chamem de defensor de dogmas católicos, digo logo que apesar de batizado, para mim não faria a menor diferença se o arcebispo resolvesse me excomungar também.

Não comungo da liturgia católica há anos e anos (a literatura e a história me fizeram agnóstico), e fui batizado por imposição da família. Curioso é que, caso o batismo fosse permitido apenas aos 18 anos de idade, para todas as pessoas que optassem espontaneamente, é certo que haveria um décimo dos católicos que existem no mundo…

Mas, de uma forma ou de outra, acredito que Dom José está correto em seu ato.

É preciso lembrar que ele responde ao Direito canônico (no caso, o cânon nº 1398), e que a Igreja proíbe o aborto sob quaisquer circunstâncias.

O arcebispo, para se defender, disse o seguinte, ontem: “Não excomunguei ninguém. Isso é uma loucura. A ordem não é fruto de um pensamento pessoal, mas de uma doutrina da Igreja”.

Queiram ou não queiram os juízes, Dom Dedé está certo (de acordo com sua instituição), e, paciência.

Um questionamento possível é: por que a Igreja coloca seu manto de proteção sobre as cabeças de todos os padres envolvidos em crimes de pedofilia?

Além de tudo isso, o ato de Dom José é totalmente vazio, do ponto de vista da cidadania, já que vivemos em um país laico. Sem falar que as igrejas protestantes devem estar adorando todo esse arcaísmo católico…

Tudo isso só fará diferença àquelas pessoas que ainda acreditam nessas instituições aduaneiras da alma e domesticadoras de corpos e espíritos.

Quem não conseguir “dormir” com a excomunhão, que durma com os seguinte versos do poeta alemão Goethe

0 comentários: