Uso de pênis de borracha em Sala de Aula? Sou contra!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Amigos, se há uma coisa que eu não sou é puritano. Mas fiquei espantado ao saber que escolas públicas, incentivadas pelo Ministério da Saúde do PT usam pênis de borracha em aulas sobre meios contraceptivos e DST's.



Vejam o vídeo do Fantástico e depois comentário meu:









Sou liberal e não sou libertino. 

(Usei o "e" em vez do "mas" conscientemente. Não cabe o "mas” na frase anterior por seu caráter adversativo. Usar o "mas" seria admitir que a lógica diz que quem é liberal é também libertino).

Não podemos esperar que o Estado assuma todas as funções e responsabilidades cabíveis à família. Acredito que conscientizar crianças sobre os riscos das DST’s e da gravidez na adolescência cabe em sala de aula sim. Porém, esperar que parta dos professores o ensinamento de como usar camisinhas, por exemplo, ainda mais usando falos plásticos, cai como um tanto intrometido por parte do Estado.

Como bem fala o pai da aluna, na reportagem, o responsável pelo menor tem que estar ciente dos métodos usados em sala de aula, segundo reza o Estatuto da Criança e do Adolescente. Claro que isso não quer dizer, como leva a crer o promotor, que os pais tenham o direito de decidir como serão as aulas a que seus filhos assistirão. Mas isso é diferente de não haver um prévio aviso ou mesmo uma dispensa da aula para os alunos que sejam, por exemplo, ligados a religiões que, como o catolicismo e a maioria dos protestantes, abominam o uso de preservativos.

Encontro ainda na fala do pai algo com que discordo em parte. Diz ele que o sexo deva ser ensinado “dentro de um contexto de compromisso mútuo”. Bom, pode ser dessa forma, claro, se a família da criança assim de desejar. O que não impede a nenhum pai ou mãe de mostrarem a seus filhos que é possível até se ter relações sexuais descompromissadas e aleatoriamente. Compromissado ou não, o sexo é um assunto que cabe exclusivamente aos pais e não a educadores nenhuns menos ainda com o incitamento público. Cabe a estes mostrar métodos contraceptivos? Sim, creio. Falar sobre DST’s? óbvio. Mas há métodos e métodos para isso.

Com certeza libertinos socialistas de plantão vão taxar-me antiquado, conservador, moralista e outros adjetivos fisgados do restrito arcabouço lingüístico. E eu, mui tranquilamente, vou lhes dizer que não se trata de conservadorismo nem de seu inverso. Trata-se sim da convicção de que cabe a mim, a você, a todos nós, como pai, como mãe, tutor, responsável ou seja lá que vínculo o aproxime, no contexto familiar, da criança, instruí-los na prática sexual, sem o intrometimento do estado, que, laico, não pode se importar com a religião ou modo de vida que leva a família do alunado


1 comentários:

karolzinhasb disse...

é verdade..eu acho que vi avacalhar o ensino público principalmente pela cabeça dos alunos..
vlw
o blog tá massa
bjus...;)^^