Matrículas pra alunos da rede estadual começam sábado

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Começa neste sábado (15) o período de pré-matrícula para novos alunos interessados em ingressar na rede estadual de ensino de Pernambuco. A medida é uma inovação implantada pela Secretaria de Educação, numa tentativa de minimizar os transtornos que costumam cercar esse processo, em todo começo de ano letivo.

O sistema funciona da seguinte maneira: pais ou estudantes maiores de 18 anos que desejam estudar nas unidades do Recife e da maioria da Região Metropolitana devem acessar o site da Secretaria até o próximo dia 28, para se inscrever no Cadastro do Estudante.

Os novatos que preferirem fazer a pré-matrícula pelo telefone deverão aguardar até o dia 29 de novembro, quando o número 0800.286.0086 vai começar a receber as solicitações - até 20 de dezembro. No mesmo período, a pré-matrícula será feita diretamente nas escolas das unidades do interior e dos municípios de Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Ipojuca e Moreno.
Uma vez preenchido o cadastro, o aluno deve aguardar um telefonema da Secretaria, que vai confirmar os dados e agendar a visita dele à escola, momento em que o candidato deverá apresentar os documentos necessários e efetivar a matrícula. “Essas duas medidas devem fazer com que a matrícula transcorra de forma tranqüila e atenda satisfatoriamente à população”, explica a secretária-executiva de Gestão da Rede, Margareth Zaponi.
A rede estadual vai disponibilizar 220 mil vagas em todo o estado para 2009. “Apenas os novatos devem se cadastrar e quem se inscrever pela internet não precisa ligar para a Secretaria. Reforçamos também que a renovação é automática para os estudantes antigos e que a vaga para aqueles que abandonaram os estudos durante o ano letivo também está assegurada automaticamente”, ressalta a secretária-executiva.
As escolas de referência em ensino médio - Ginásio Pernambucano, Porto Digital, Nóbrega, Cícero Dias, Maria Vieira Muliterno, Cabo de Santo Agostinho e Desembargador Renato Fonseca - não abrirão novas vagas, num total de 17 unidades de ensino onde não haverá oferta.
Entre os dias 12 e 16 de janeiro, os estudantes que fizeram a reserva da vaga - pela internet ou por telefone - deverão procurar a escola escolhida e apresentar os seguintes documentos: transferência da escola de origem (sem rasura), certidão de nascimento, comprovante de residência com CEP, duas fotos 3x4, requerimento de matrícula e termo de responsabilidade assinados pelos pais ou responsáveis e ficha do perfil sócio-econômico da família.
Na efetivação também será necessário informar: nome e data de nascimento do estudante; nome dos pais, endereço e telefone para contato; escola de origem e último ano de escolaridade; escola, série e turno pretendidos; número de algum documento do estudante (certidão de nascimento, RG ou CPF); nome do pai ou responsável que prestou as informações para o cadastro.




1 comentários:

Anonymous disse...

gostaria de me enformar sobre vagas no ginasio pernambucano para alunos novos meu teleone é:92568681