Concurseiro de plantão, vem concurso do Estado aí

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Os profissionais pernambucanos de nível superior que almejam um trabalho estável no serviço público podem começar a preparar seus materiais de estudos. O Governo do Estado lança, até o próximo dia 5, o edital do concurso público para 700 novas vagas voltadas para a gestão governamental. O salário inicial será de R$ 2.380, podendo dobrar a partir de 2010, dependendo de metas a serem cumpridas. As inscrições ocorrerão durante todo o mês de dezembro, pois as provas estão previstas para o fim de janeiro e as contratações ocorrerão em maio de 2009.

A Secretaria de Administração está fechando os últimos detalhes do edital, nos próximos dias, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável para a realização da seleção pública. “Optamos pela fundação porque tem uma grande experiência para elaboração de provas na área de gestão administrativa”, antecipou, com exclusividade para a Folha de Pernambuco, o secretário da pasta, Paulo Câmara. Os interessados poderão optar por três cargos, que serão coordenados por três secretarias diferentes, distribuídos pela máquina pública.

Do total das vagas, 300 serão para o cargo de analista em gestão administrativa, coordenadas pela Secretaria de Administração, mas que não serão alocadas internamente na pasta. Outras 220 vagas estarão disponíveis para analistas de planejamento, orçamento e gestão, respondendo à Secretaria de Planejamento. E as 180 vagas restantes serão para analistas de controle interno, ligados à Controladoria do Estado. Todas as oportunidades são para profissionais de nível superior em qualquer área, com uma jornada de 40 horas semanais.

As provas ocorrerão em duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas e discursivas de conhecimento específico de cada carreira. Na segunda etapa, os aprovados passarão por um curso de formação de 45 dias e, em seguida, farão uma prova. O resultado final será a soma das duas etapas. “Estudamos a possibilidade de os candidatos concorrerem a dois cargos, mas, ao serem aprovados nos escolhidos, terão que optar por um”, disse Câmara. Nesse caso, o interessado terá que pagar duas inscrições, sendo R$ 90 cada.

Em julho, o Governo do Estado fez uma contratação de 134 temporários para esses cargos, com objetivo de acelerar o processo de implantação do novo modelo de gestão pública. “Esses (profissionais) tanto podem como devem participar do concurso”, contou o secretário.

0 comentários: