38 municípios em estado de emergência

quinta-feira, 6 de novembro de 2008


Nesta época do ano – quando a temperatura fica mais alta –, principalmente nas cidades do Interior do estado, a terra resseca e falta água para muitos moradores.

De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), divulgados na última terça-feira (4), 38 cidades estão em situação de emergência por conta da seca e enviaram relatório pedindo ajuda do governo.

A situação de emergência é a comprovação, por parte do governo, de que a seca está prejudicando o dia-a-dia da cidade e de que ela precisa de ajuda. São mais de 250 mil pessoas afetadas no estado.

Para tentar reverter essa situação, a Codecipe envia carros pipa aos municípios onde foram decretados estado de emergência. “Estamos com duas equipes no Sertão fazendo levantamento de danos e prejuízos nessas cidades e quais os recursos operacionais serão necessários para melhorar a situação da comunidade”, informou o major Ivan Ramos.

“A situação é grave porque se trata de um desastre natural”, completou o major. Além de caminhão pipa, outra ação do governo para tentar driblar esse desastre é investir em recursos hídricos.

“Em Salgueiro, que sempre sofreu com a seca, erra Talhada, houve um investimento maciço para levar água às torneiras da população”, afirmou Ivan Ramos. “E o objetivo é que todos os domicílios pernambucanos possam ter água nas torneiras”, concluiu.

O telefone da Codecipe para obter informações sobre o envio de carros pipa para as comunidades do Interior e outras informações sobre a seca que atinge os municípios pernambucanos é o 199.

0 comentários: