Vai ficar mais difícil tirar Carteira de Motorista

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A demanda das auto-escolas aumenta a passos largos. Cerca de 40% segundo o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco. Até dezembro, as regras são as mesmas, mas a partir de Janeiro, haverá mudanças que tornarão mais difícil a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“O número de aulas teóricas necessárias para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai aumentar e consequentemente os preços também. A habilitação para carro vai custar R$ 550 e a habilitação para carro e moto vai para R$ 750”, destaca o presidente do Sindicato, Jorge Viana.

De fato, os novos motoristas vão passar mais tempo nos bancos das auto-escolas. O curso de direção defensiva terá 20 horas/aula, ao invés das atuais 15. Todo o curso teórico será de 45 horas/aula e não mais de 30. O conteúdo deve ter reforço em temas como direção defensiva e as conseqüências do consumo de álcool e drogas no trânsito.

No Detran Pernambuco, o reflexo das novas regras também pode ser medido pelo aumento da procura por quem quer tirar a habilitação. De acordo com a entidade, a procura pela CNH em setembro deste ano foi cerca de 20% superior ao volume registrado no mesmo mês do ano passado.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito soma-se a outras que têm como objetivo reduzir o número de acidentes nas ruas e nas estradas. A mudança segue uma regra simples: o motorista mais bem preparado dirige com mais cuidado e representa menos risco ao volante.

"Esse medida é necessária para dar mais segurança ao motorista, que passará a ter mais confiança ao dirigir. Conseqüentemente, um condutor melhor preparado diminui o risco de acidentes", conclui o diretor-presidente do Detran/PE, Roberto Leandro.

0 comentários: