Leitor do Blog tem voz. Mas também resposta

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Amigos, recebi de um leitor do blog, chamado Emídio, a seguinte mensagem, enviada pela opção FALE COM O BLOG, na coluna da esquerda:

"Por que graças a Deus ?Você teve que aguentar JV e seu conterrâneo,especialista em perder eleições e vai ter que aturar a competência de Eduardo Campos por mais 6 anos."

Provavelmente o Emidio se refere a um post onde eu disse a seguinte frase

"Na eleição de 1994, quando Miguel Arraes foi eleito pro seu terceiro e (graças a Deus) último mandato de governador, em Belo Jardim, Valdeci era prefeito e apoiou a eleição de Cintra para deputado estadual."

Emidio, disse e repito. Graças a Deus aquele foi o último governo de Arraes. Todos sabem do mito que era aquele homem. Do valor político que ele tinha. Mas ninguém pode tapar os olhos também para a péssima administração que ele fez entre 95 e 98.

Não vale sofismar com a velha resposta: "FHC boicotava Arraes".

É mentira isso. No governo FHC, amigos, nunca faltou verba para o metrô e foi aí que ele verdadeiramente foi expandido.

No governo de FHC, o Aeroporto dos Guararapes recebeu 80% da verba necessária para sua ampliação e reforma.

Sobre o meu conterrâneo especialista em perder eleições, acho que você está falando de Cintra Galvão. não é? Afinal, só de 98 pra cá, perdeu 5 (deputado em 98, 2002 e 2006 e prefeito em 2004 e 2008)

Porque se for de Mendonça Filho, saiba que ele enfrentou, ao longo de 22 anos, 7 eleições. Venceu 5 e perdeu 2.

Emidio, obrigado pelos acessos ao blog. O espaço está completamente aberto a todos

10 comentários:

Anonymous disse...

Emídio,
agradeço a sua mensagem,mas ela não me convence.Tenho,acredito-digo isto sem soberba-,mais elementos do que você para saber o que aconteceu nas administrações de Miguel Arraes.Há vasta documentação sobre isto e colegas meus da Universidade Federal ,do departamento de ciências sociais.estão fazendo um levantamento minucioso sobre o assunto.Sugiro que aguardemos a conclusão deste trabalho cujos resultados preliminares já são bastante esclarecedores.Não se trata de trabalho tendencioso,partidário;mas sim de um trabalho acadêmico,com participantes não obrigatoriamente simpatizantes de Miguel Arraes.
Você distorce inábilmente a discussão.Deixei bem claro que as opniões contrárias era algo saudável.Critiquei e insisto que acho deselegante a maneira de você se referir à pessoa de Miguel Arraes.
Sei que a política em sua cidade é quente.Lembro de você nos sites,na campanha para o governo.Sempre agressivo,raivoso.Sinto um certo amadurecimento agora.
Quanto ao seu conterrâneo,você fez bem em me lembrar Cintra Galvão.São dois portante .Ele e Mendonça Filho.Não se esqueça que das sete eleições por ele disputadas duas nã contam,já que o grande eleitor era Jarbas que puxava, seu vice.As restantes foram proporcionais.Ele perdeu as duas majoritárias que disputou,sendo que a primeira configurou-se na maior derrota já registrada até o momento em uma disputa para o governo do estado.
Você não faz referência aos elogios que fiz à pessoa dele e a do pai,o deputado José Mendonça.Um homem de bem.
Peço que não me cite pela metade e não distorça minhas palavras.A discussão torna-se desonesta.
Agradeço a sua atenção.
Emídio

Wagner-Rafaell-Peixoto disse...

Oi, emidio.

obrigado pela frequencia no blog.

Olha, pode haver documentação e estudos sobre a gestão de Arraes. Eu tenho um amigo que fez sua monografia baseado na gestão Jarbas. Com números inclusive.

A gestão de Arraes teve méritos. Como todas têm, por menores que sejam. Aposto que são esses méritos que esses estudantes vai abordar.

Mas teve defeitos. Enormes. Sucateou Pernamnuco. Da saúde à segurança. Da educação à estrutura.

Miguel Arraes é uma figura política admirável sim. Para este, tiro o chapéu. Mas foi péssimo governando PE. E isso eu critico, amigo.

Emidio, a primeira derrota de Mendonça nao pode ser considerada a maior até hoje por um simples motivo: Ele foi ao segund turno. Arraes nem isso foi, e era governador do estado, viu...

Anonymous disse...

Discordo.Arraes não foi um péssimo governador.Deixemos a história julgar a gestão desastrosa de Jarbas.

Anonymous disse...

Tem mais:Eduardo Campos derrotou a maior coligação já reunida em Pe.Sózinho.

CICERO disse...

EDUARDO DERROTOU A COLIGAÇÃO SOZINHO? NÃO SÓ EDUARDO,POR SINAL MUITO FRACO, MAS VÁRIOS GOVERNADORES, FORAM ELEITOS POR CONTA DA POPULARIDADE DE LULA.SOZINHO TERIA PERDIDO COM UMA DIFERENÇA MAIOR DO QUE A DO AVÓ.

Wagner-Rafaell-Peixoto disse...

O povo julgou o governo de Jarbas, eleendo-o senador com 2 milhoes de votos

Anonymous disse...

Você julga imparcialmente.Sei que você é dependente do grupo político que defende.Eu sou independente e não tenho ligação partidária nenhuma.Isto facilita o isento.
Não se pode comparar duas figuras de dimensões tão digerentes quanto a de Miguel Arraes e a de Jarbas Vasconcelos.
E entre Mendoncinha e Eduardo,o primeiro nem de perto tem a presença política do segundo,nem nunca figurou entre os mais influentes(sem falar nos cargos:ministro,governador...).
Mendonça Filho é uma pessoa boa,mas um tanto limitada.Eduardo é um político maduro.
Atenciosamente
Emidio

CICERO disse...

EMIDIO, VC SÓ ESQUECEU DE DIZER QUE EDUARDO (É) MAIS DO QUE MENDONÇA FILHO, MAU ADMINISTRADOR E INCOMPETENTE(VER GOV. ARRAES) NESTE GOV.(ARRAES) ELE ERA SECRETÁRIO E TODOS SABEM E VC TAMBEM COMO ELEITOR DE AMBOS O DESASTRE DESTE GOVERNO.EMIDIO! NÃO FAÇA TAL COMPARAÇÃO, COMPARAR MENDONÇA COM EDUARDO ÉO FIM DA PICADA.

Anonymous disse...

A sua resposta é uma piada,embora não consegui ri dela.Achei patética.Vocês são sabidamente cabos eleitorais dos Mendonça.Não quero que percam seus empregos.
Quando o debate ou outro assunto seriamente tratado entrar no blog será com prazer que voltarei a me manifestar.
Não sou o dono da verdade,mas pelo amor de Deus,vamos aos fatos.Diga a Mendoncinha para concorrer com Eduardo Campos em 2010.

CICERO disse...

EMIDIO, PORQUE VC NÃO COMENTA O GOVERNO ARRAES? ONDE EDUARDO ERA O SECRETARIO TODO PODEROSO DESSE GOVERNO, QUE POR SINAL FOI UM FIASCO, DIGA-SE DE PASSAGEM; ADMITA QUE ESTE GOVERNO ONDE EDUARDO ERA QUEM QUEM DAVA AS CARTAS FOI UM FRACASSO,(NÃO PRECISA COMENTAR OS PRECATÓRIOS). FOI POR CONTA DESSE CIDADÃO QUE VC TANTO ELOGIA QUE ARRAES PERDEU A ELEIÇÃO.NÃO TRABALHO P OS MENDONÇAS NEM PARA NENHUM OUTRO POLÍTICO,NEM TENHO EMPREGO PÚBLICO.