Hospital de Belo Jardim é pioneiro na digitalização de dados do SUS

segunda-feira, 28 de março de 2011

Da Prefeitura

O Hospital Municipal de Belo Jardim, Júlio Alves de Lira, é o primeiro de Pernambuco a implantar o sistema DataSus do Ministério da Saúde, que permite a informatização de todas as informações do SUS (Sistema Único de Saúde) no que se refere à gestão de saúde.

Esse trabalho é feito pelo software livre ‘Hospub’ vai administrar todos os dados, desde marcação de consultas e exames à distribuição e estoque de medicamentos e materiais hospitalares.

De acordo com Abel Fonseca do Ministério da Saúde, a implantação do sistema vai trazer agilidade no atendimento, mais segurança aos funcionários e usuários do SUS, integração dos dados, direcionamento da compra de materiais e maior controle de procedimentos administrativos. “No sistema vai ser incluído e disponibilizado todo o histórico de internações, urgências, emergências, saída de remédios, validade dos produtos, entre outros”, explica o servidor federal.

Para Abel Fonseca, Belo Jardim vai servir de modelo para outras cidades de Pernambuco. “A Diretoria do Hospital se destacou em relação aos outros municípios, pois apresentou as melhores condições de recursos e de pessoal para conseguir nos trazer para cá”, revelou Abel. “É louvável o que está acontecendo aqui. Belo Jardim vai ser o pioneiro, uma referência para o Ministério da Saúde”.

Segundo o Diretor do Hospital, Maurílio Cavalcanti, a implantação do DataSus vai acabar com a papelada, que gera atraso, melhorando assim a qualidade do atendimento. “Hoje, se você for ao Hospital três vezes no mesmo dia, tem que preencher três fichas diferentes. Com a informatização, seus dados já vão ficar armazenados e é só gerar um novo atendimento”, conta. “Do Recife a Petrolina, nenhum hospital público implantou ainda o DataSus. Esse pioneirismo vai se traduzir em benefícios para a população”, comemora o Diretor.

A instalação do atendimento informatizado acontece em etapas. Os primeiros módulos de Emergência e Farmácia devem começar a funcionar em até 20 dias. Todos os equipamentos eletrônicos e digitais já foram instalados

2 comentários:

Anônimo disse...

TER O HOSPITAL DIGITALIZADO É BOM PRÁ BUROCRATA,ZE IVAN. MAS E AS OUTRAS COISAS,ASSISTENCIA MÉDICA DE PRIMEIRA QUALIDADE ? E AGORA,AS MURIÇOCAS TÂO NOS SANGRANDO E SUGANDO NOSSO SANGUE E AINDA PODE BOTAR DOENÇA NA GENTE.
QUE VERGONHA,PREFEITURA E SAUDE DE BELO JARDIM.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk de que adianta isso: se não tem médico, so tem dipirona e soro, com essa informação até parece que o hospital de Belo Jardim vai ser o melhor da região.kkkkkkkkkkk